João Cutileiro
Figura marcante da escultura portuguesa contemporânea, João Cutileiro nasceu em Lisboa a 26 de Junho de 1937, mas manteve forte ligação ao Alentejo e a Évora, onde residia e trabalhava desde 1985.
Realizou aos catorze anos a sua primeira exposição individual ("Tentativas Plásticas") em Reguengos de Monsaraz, onde apresentou esculturas, pinturas, aguarelas e cerâmicas.
Praticou e aprender escultura em ateliers de diversos mestres e, depois de uma breve passagem pela Escola de Belas Artes de Lisboa, ingressou, por indicação de Paula Rego, à Slade School of Art, em Londres, onde se diplomou.
No final dos anos 60, Cutileiro regressou a Portugal, instalando-se no Algarve. O seu “D. Sebastião” colocado no centro de Lagos exemplifica a sua tentativa de subversão da estatuária do Estado Novo. Após 1974, continuou a intervir no espaço público com projectos originais, por vezes provocatorios, de arte urbana. As peças, sobretudo em mármore, exploram o intimismo, o erotismo e o amor e tiveram grande reconhecimento em Portugal e no estrangeiro. Importante também a sua faceta de fotógrafo, ainda pouco conhecida.
A sua obra escultórica foi mostrada em muitas exposições ao longos dos anos, sobressaindo, em 1990, a retrospetiva da sua arte na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Condecorado em 1983 com a Ordem de Sant'Iago da Espada, Grau de Oficial, recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora e pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2017, fez uma importante doacção ao Estado Português de esculturas, fotografias e documentação, bem como da sua casa/atelier em Évora, a ser transformado num espaço dedicada a sua obra, figura e pensamento artístico.
João Cutileiro morreu, aos 83 anos, no dia 5 de Janeiro de 2021, em Lisboa.
Título da seção
Esse é um parágrafo. Clique em "Editar texto" ou clique duas vezes na caixa de texto para editar o conteúdo e adicionar informações relevantes para compartilhar com seus visitantes.
Título da seção
Esse é um parágrafo. Clique em "Editar texto" ou clique duas vezes na caixa de texto para editar o conteúdo e adicionar informações relevantes para compartilhar com seus visitantes.